10 comportamentos que matam sua produtividade

Se você parou para ler este artigo, tenho uma má notícia: A sua organização, disciplina e ritmo precisam urgentemente de uma revisão.

Não vou me alongar na história de que o nosso tempo é cada vez mais curto e blá, blá, blá. Isso todo mundo sabe, certo?

Produtividade sem foco

10 comportamentos que matam sua produtividade

1 – Telefone e mensagem de texto

Ligações looongas e sem objetivo nenhum acabam com o seu tempo. Deixe o bate-papo para depois ou seja breve em suas conversas.
Mensagens de texto são as campeãs! Whatsapp, Telgram e afins são recursos maravilhosos mas precisam de moderação.

2 – Fofoca

Sabe aquela levantadinha rápida para ir buscar café? Nem sempre é tão rápida assim. De repente encontramos alguém e paramos paramos para trocar umas ideias, ai surge aquele assunto do momento na empresa – Nossa, ficou sabendo o que aconteceu com o fulano? Disseram que aconteceu assim…

3 – Internet

O maior e melhor advento dos últimos tempo se chama internet! É através dela que fazemos tudo em nossas vidas sem levantar a bunda da cadeira. Acontece que essa maravilha tem o poder de ativar a dopamina (recomendo que procure isso no Google, mas sem perder muito tempo, tá?), neurotransmissor que ativa algumas funções no nosso cérebro, como motivação e alegria da mesma forma que as drogas fazem. Ou seja, você se vicia de verdade e não percebe o tempo passar.

4 – Mídias sociais

Junto com a internet e até mesmo o telefone vem as mídias sociais. São inúmeras essas coisinhas. Tem para todo gosto: profissional, foto, bate papo, sexo etc. Acredite em mim, você nunca vai dar só uma olhadinha rapidinha nas suas redes sociais.

5 – Pausa para lanche e fumar

Tá certo, eu sei, comer é uma necessidade fisiológica e a hora do lanche é sagrada. Mas cuidado para não dar abertura para o tempo a mais com as conversas paralelas ou cair na tentação do celular.
Fumar é um vício e como todo vício precisa ser alimentado. Coloca na ponta do lápis quantas vezes você fuma no seu dia de produção, agora desmembra isso com o tempo de sair do seu local de trabalho e ir até onde é permitido dar umas tragadinhas. Soma também aquela conversa com o parceiro de fumo que está sempre ali contigo. Qual o resultado?

Produtividade sem foco

6 – Ambiente barulhento

Esse tópico só não vale para músicos e para quem trabalha com barulho o tempo todo. Imagina se é possível ter a zona portuária de Santos em silêncio, por exemplo. Talvez esse não seja o seu caso e ai temos mais um perigo. Se o parceiro da mesa ao lado fala alto, se ele coloca música para todo o ambiente ou a turma conversa em tom de bolsa de valores, peça silêncio! Cabe um exercício para entender se você não faz as vezes do amigo, ai precisa se policiar.

7 – Interrupção de familiares

Familiares, cachorros, gatos e tudo mais. Trabalhar dentro de casa exige uma disciplina budista, muito budista mesmo. O problema não fica só por conta das pessoas, existe também as atividades domésticas que vão fazer você balançar. Louça suja, roupa pra lavar, cama bagunçada, tudo isso vai mexer com a sua cabeça e senso de urgência.

8 – Email

Pode parecer mentira, mas essa ferramenta ainda é muito usada e rouba muito tempo. Tem pessoas que chegam a responder 300 emails por dia. Faz isso vezes 7 (sim, eu sei que você trabalha sete dias por semana). É email pra caramba!

9 – Pares que não param de conversar

Talvez esse seu para seja um alto i <- Por favor leia!
Essa pessoa que faça muito não tem rotina estabelecida ou já terminou as tarefas dela e precisa dar uma relaxada. Saia fora o quanto antes dessas garras!

10 – Conferências e reuniões

Os dois sem objetividade vão fazer você minar o seu precioso tempo. Não é preciso mais de 50 minutos para deixar claro um assunto e debate-lo. Mas as pessoas gostam de fazer a pré-recepção, a recepção, a reunião, o fechamento da reunião, o resumo da reunião e o networking para finalizar. O cerne da questão foi resolvido em 30 minutos, mas a cerimônia levou duas horas.
Eu sei que tem muito mais comportamentos que roubam o nosso tempo e vou falar sobre eles futuramente.
Cuidado para não ser vítima desse cenário e crie a sua rotina saudável para ter tempo livre para fazer o que quiser!

Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça o Teste DISC Gratuito da Propósito MAIOR

Categorias