Como você se relaciona no DISC®?

Muitas pessoas que têm discrepantes estilos comportamentais podem construir relacionamentos duradouros e bem sucedidos através do DISC®

Desde o começo da categoria DiSC® tenho destacado a característica mais importante desta ferramenta: proporcionar autoconhecimento e possibilidades de melhorar relacionamentos profissionais e pessoais, além do próprio desenvolvimento.
Assim sendo, é de suma importância problematizarmos como mais eficientemente podem relacionar-se, entre si, as quatro tendências. Como tendem a se relacionar duas pessoas com altos D, e um alto D com alto I?
É certo que buscamos, sempre que possível, perfis parecidos com o nosso. Entretanto, nas diversas situações pelas quais passamos durante a vida, não é possível e nem interessante prendermo-nos àqueles que mais se parecem conosco.
Equipes ricas em diversidade, quando há comunicação efetiva, possuem grande potencial.
Cada pessoa possui fraquezas e trunfos, fortalezas e necessidades de desenvolvimento. Entretanto, uma equipe diversa, condensando e potencializando os inúmeros pontos fortes de seus integrantes, é capaz de compensar qualquer fraqueza.
No limite, a equipe ideal pode qualquer coisa, independentemente da especialidade. O trabalho em equipe exige mais do que pessoas trabalhando em busca de um mesmo objetivo, ele exige complementariedade.
Por este motivo, seja como parte de uma equipe ou apenas nas interações sociais cotidianas e inevitáveis, é preciso respeitar as diferenças, identificar qualidades e buscar níveis mais elevados de efetividade, respeito e harmonia.
Teste DiSC Gratuito

Relacionar-se com o DiSC®

O modelo DiSC® interpreta como agimos. Cada um de nós pode agir diferentemente, dado nosso estilo comportamental.
Muitas pessoas que têm discrepantes estilos comportamentais podem, mesmo assim, construir relacionamentos duradouros e bem sucedidos, sejam profissionais ou pessoais, entendendo e se adaptando.

Todos os quatro elementos do perfil comportamental de uma pessoa podem ser “lidos” através da escuta e da observação. Entender todos os quatro dos diferentes estilos articulados lhe proverá de um conhecimento mais aprofundado da linguagem DISC®, e sua capacidade de mudar relacionamentos interpessoais a nível pessoal e profissional

Allyn Cutts

Dimensões do DiSC®

Mais do que simplesmente nos adaptarmos é importante conhecermos a metodologia DiSC®. É a partir do modelo em dois eixos que tornaremos possível a interação harmoniosa e eficiente entre os diferentes perfis comportamentais.
Não resta dúvida de que o caminho para a construção de relacionamentos duradouros e produtivos dá-se por meio do respeito e da comunicação.
Entretanto, como tornar possíveis estes princípios do ponto de vista prático?
Apesar de importantes as particularidades entre os diferentes perfis e dimensões, há pontos comuns que poderão ser explorados na construção da linguagem comum que pretendemos construir.
[av_table purpose=’tabular’ pricing_table_design=’avia_pricing_minimal’ pricing_hidden_cells=” caption=” responsive_styling=’avia_responsive_table’] [av_row row_style=”][av_cell col_style=’avia-center-col’][/av_cell][av_cell col_style=’avia-center-col’]EIXO HORIZONTAL[/av_cell][av_cell col_style=’avia-center-col’]QUESTIONADOR[/av_cell][av_cell col_style=’avia-center-col’]RECEPTIVO[/av_cell][/av_row] [av_row row_style=”][av_cell col_style=’avia-center-col’]EIXO VERTICAL[/av_cell][av_cell col_style=’avia-center-col’][/av_cell][av_cell col_style=’avia-center-col’]Lógica, objetividade, ceticismo e desafiante[/av_cell][av_cell col_style=’avia-center-col’]Foco em pessoas, empatia, receptividade e ser agradável[/av_cell][/av_row] [av_row row_style=”][av_cell col_style=’avia-center-col’]ATIVO[/av_cell][av_cell col_style=’avia-center-col’]Ritmo rápido, assertividade, dinamismo e ousadia[/av_cell][av_cell col_style=’avia-center-col’]D[/av_cell][av_cell col_style=’avia-center-col’]I[/av_cell][/av_row] [av_row row_style=”][av_cell col_style=’avia-center-col’]REFELEXIVO[/av_cell][av_cell col_style=’avia-center-col’]Ritmo moderado, calma, cuidado e método[/av_cell][av_cell col_style=’avia-center-col’]S[/av_cell][av_cell col_style=’avia-center-col’]C[/av_cell][/av_row] [/av_table]

Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça o Teste DISC Gratuito da Propósito MAIOR

Categorias