Cultura Humanizada.
A Cultura Humanizada como Visão de um Propósito MAIOR.
Houve um tempo em que as pessoas tinham uma relação fria com as organizações. Um acordo simples entre as duas partes estipulava a entrega de conhecimento, tempo e mão de obra por dinheiro no final do mês.
Os tempos mudaram e a cultura organizacional humanizada vem para trazer sentido, identidade, integridade e equilíbrio para esta relação.
Estamos falando de ambientes de trabalho que valorizam e priorizam o bem-estar, o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores, bem como a empatia e a conexão entre as pessoas.
Em organizações com uma cultura humanizada, os líderes e gestores reconhecem a importância de tratar os colaboradores não como recursos produtivos, mas como seres humanos talentosos e integrais, com necessidades emocionais, sociais, de crescimento, pertencimento e contribuição.
A Gestão por Competências e a Cultura Humanizada estão intrinsecamente ligadas quando se trata de criar ambientes de trabalho mais humanos, eficazes e centrados nas pessoas.
A GPC é uma ferramenta estratégica para impulsionar uma Cultura Humanizada nas organizações, ao promover o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores, valorizar suas contribuições individuais e criar um ambiente de trabalho mais conectado, respeitoso e autêntico.
Integrar a GPC com os princípios da Cultura Humanizada resulta em equipes mais engajadas, motivadas e capazes de alcançar os objetivos organizacionais de forma sustentável e centrada nas pessoas.
CHPM: A METODOLOGIA DA CULTURA HUMANIZADA
A Propósito MAIOR elaborou uma metodologia exclusiva para implementar a humanização como cultura em organizações, a CHPM: Cultura Humanizada com Propósito MAIOR.
A CHPM é fundamentada em 12 Pilares Essenciais, compostos por 24 necessidades psicológicas básicas, as quais nomeamos de Necessidades Humanas da CHPM.
Uma compreensão profunda e vivência exemplar da CHPM orienta e direciona líderes e gestores na criação de culturas e ambientes evoluídos, onde as pessoas e a organização possam prosperar e alcançar um potencial de excelência.
Iniciamos a jornada com um diagnóstico da maturidade de humanização na cultura, gestão de talentos e liderança, processos e políticas da organização.
Tendo objetivos e dados concretos sobre forças e vulnerabilidades da cultura atual, é elaborado um projeto específico considerando uma transformação na pirâmide organizacional para sustentar a mudança perene de comportamento e atitudes de uma nova cultura.
A jornada da Transformação Cultural Humanizada se dá por processos variados de sensibilização e preparação de líderes, gestores e suas equipes, aplicada em combinação da Gestão Ágil com a Gestão por Competências, fomentando autonomia e desenvolvimento humano orgânico.

Inspirar e alinhar as ações de todos com um propósito maior, que dê significado ao trabalho e motive todos a contribuírem para algo maior do que eles próprios.
Valorizar a individualidade e a dignidade de cada pessoa, promovendo o respeito mútuo e a inclusão.
Criar um ambiente acolhedor e seguro, onde todos se sintam bem-vindos e protegidos.
Fomentar um senso de pertencimento e comunidade, onde todos se sintam seguros para expressar suas ideias e opiniões sem medo de julgamento ou de errar.
Incentivar a participação ativa de todos e reconhecer o valor das contribuições de cada membro da equipe.
Valorizar a comunicação autêntica e criativa de ideias, sentimentos e identidade, ao promover uma cultura de compreensão, empatia e respeito mútuo entre todos os membros da equipe.
Promover um ambiente motivador para o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, cuidando do bem-estar físico, mental e emocional de colaboradores.
Promover a aceitação de cada indivíduo como ele é, encorajando a autenticidade e a expressão genuína de si mesmo.
Investir no desenvolvimento pessoal e profissional de cada indivíduo, promovendo o crescimento contínuo e a aprendizagem.
Capacitar as pessoas a tomarem decisões e assumirem responsabilidades, ao mesmo tempo em que lhes oferecem as ferramentas e recursos necessários para alcançarem seus objetivos.
Cultivar relacionamentos genuínos e significativos, baseados na confiança, empatia e apoio mútuo.
Garantir que todas as pessoas sejam tratadas com justiça e igualdade, independentemente de sua origem, identidade ou status.
CHPM: A METODOLOGIA DA CULTURA HUMANIZADA
A Propósito MAIOR elaborou uma metodologia exclusiva para implementar a humanização como cultura em organizações, a CHPM: Cultura Humanizada com Propósito MAIOR.
A CHPM é fundamentada em 12 Pilares Essenciais, compostos por 24 necessidades psicológicas básicas, as quais nomeamos de Necessidades Humanas da CHPM.
Uma compreensão profunda e vivência exemplar da CHPM orienta e direciona líderes e gestores na criação de culturas e ambientes evoluídos, onde as pessoas e a organização possam prosperar e alcançar um potencial de excelência.
Iniciamos a jornada com um diagnóstico da maturidade de humanização na cultura, gestão de talentos e liderança, processos e políticas da organização.
Tendo objetivos e dados concretos sobre forças e vulnerabilidades da cultura atual, é elaborado um projeto específico considerando uma transformação na pirâmide organizacional para sustentar a mudança perene de comportamento e atitudes de uma nova cultura.
A jornada da Transformação Cultural Humanizada se dá por processos variados de sensibilização e preparação de líderes, gestores e suas equipes, aplicada em combinação da Gestão Ágil com a Gestão por Competências, fomentando autonomia e desenvolvimento humano orgânico.
Benefícios da Cultura Humanizada
Coerência
entre os colaboradores e a organização
Gestão Ágil por Competências
para desenvolvimento de conhecimento, habilidades e atitudes, trabalhando as necessidades básicas e valores
Ambiente seguro
para desenvolvimento saudável dos colaboradores, processos e atividades
Transparência
da comunicação aos exemplos, gerando confiança nos processos, decisões e liderança
Respeito à individualidade
reconhecendo as competências e características de cada um
Aprendizado Contínuo
busca permanente por conhecimento, habilidades e atitudes técnicas e comportamentais, vinculadas a situações e desafios do cotidiano
Qualidade
contribuindo para a melhora contínua dos colaboradores e da organização, garantindo processos de gestão atualizados e sistematizados
Resultados positivos perenes
para além de uma entrega comum
Processo para Cultura Humanizada
Análise de reputação (interno e externo)
As pessoas conhecem e falam sobre as organizações o tempo todo. Notícias, propagandas, redes sociais, antigos e atuais funcionários, são fontes constantes de detratação ou engajamento das marcas.
Você faz ideia da reputação da sua empresa?
Diagnóstico
Para identificar, validar, e documentar a cultura atual, impactos positivos e negativos na saúde dos colaboradores, da organização e como isso reflete nos resultados finais.
Alinhamento
Processo para definição da nova cultura organizacional humanizada e como será inserida na empresa.