A ferramenta DISC

A Ferramenta DISC - Propósito MAIOR

Depois de ler este texto vai ficar extremamente fácil reconhecer o padrão de comportamento DISC das pessoas ao seu redor.

Voltada a identificação de perfis comportamentais, a ferramenta DISC baseia-se nas quatro emoções primárias, ou tendências comportamentais primárias, definidas por Geier a partir dos estudos de Marston.

A ferramenta DISC em dois pontos

O modelo é baseado em quatro dimensões a partir de dois eixos, horizontal e vertical. Ambos voltados à identificação das tendências de comportamento e visão que se pode ter do ambiente à sua volta.


O eixo horizontal tem por um extremo uma tendência aos questionamentos, caracterizados por um comportamento lógico, objetivo, cético e desafiante, ou seja, um lado voltado aos fatos.

No extremo oposto, a receptividade, caracterizada por um comportamento mais empático, focado em pessoas, em relacionamentos e na convivência com os outros.

Teste DISC Gratuito - Propósito MAIOR


O eixo vertical destaca em um dos extremos a atividade, notada em sua rapidez, dinamismo, audácia e asserção.

No outro extremo, um ritmo moderado, uma calma mais presente, além de um comportamento mais metódico e cuidadoso, caracterizam a reflexão.

As quatro dimensões

Dominância

Dominância caracteriza-se pelo seu foco na lógica, por ser objetiva, cética e desafiante.
Mostra atividade, com ritmo rápido, dinamismo, audácia e asserção.

Despindo a análise de juízos preconcebidos de valor, procura decisões, superação de obstáculos e resultados. Poderíamos dizer, em poucas palavras que o primeiro impulso de alguém caracterizado pelo D é tomar o controle das situações e atingir resultados.

Saiba mais sobre a Dominância

Influência

Rapidez, audácia, dinamismo e asserção são algumas características dos altos I. Além de falantes, ativos e, também por isso, um tanto desorganizados e talvez ineficazes no que vale à determinação de metas, apesar da tendência a correr riscos calculados e/ou moderadamente.

Entretanto, estas mesmas características, quando demasiadas ou erroneamente utilizadas, podem resultar em certa impulsividade descuidada, dificuldades para planejar e manejar o tempo, além de, apesar de muito comunicativos, deixar-se focar por demais em si mesmos e não nos outros, fazendo destes maus ouvintes.

Saiba mais sobre a Influência

Estabilidade

São pacientes, empáticos, orientados por tarefas e pessoas, em geral, fáceis de se lidar, sempre abertos às questões e necessidades alheia. Além disso, lidam bem com procedimentos e processos bem definidos, preferindo itinerários claros e estável a improvisações.

Entretanto, tendo em vista também estas qualidades, podem ter dificuldades para estabelecer prioridades, hesitar e temer mudanças. Pois, muito estáveis e de alguma maneira mais passivos e reflexivos, preferem a estabilidade a incerteza e variação.

Saiba mais sobre a Estabilidade

Cautela

Seus padrões são altos e sua capacidade analítica bastante desenvolvida, algo fundamental em diversas situações. Entretanto, assim como para cada uma das tendências DISC, tais características podem levar a certo pessimismo, a um ceticismo exacerbado, a perda do norte proposto pela demasiada atenção a detalhes, às vezes desimportantes.

Com pessoas, é paciente, cortês, diplomático, mas às vezes frio e indiferente. Voltado a procedimentos, fatos e dados concretos, não têm dificuldades diante de regras, procedimentos e códigos de conduta.
Consigo mesmo e com os outros, sua crítica pode ser por vezes, excessiva, levando a conflitos e ao pessimismo.

Saiba mais sobre a Cautela

Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça o Teste DISC Gratuito da Propósito MAIOR

Categorias