Musashi ou Matahachi: O poder da escolha consciente

Musashi | Propósito MAIOR

Eu sei que poucas pessoas, talvez 2%, que lerão este artigo, sabem de fato quem são esses dois personagens: Musashi e Matahachi.
Se você é uma delas vou te dar uma dica, leia MUSASHI o mais rápido que você puder.

Os homens devem moldar seu caminho. A partir do momento em que você vir o caminho em tudo o que fizer, você se tornará o caminho.

Miyamoto Musashi

Livro Musashi | Propósito MAIOR
Livro Musashi | Propósito MAIOR

Me encantei por esta obra muito antes de ter conhecimento da história. Todos os combos que vi até hoje são lindos e muito bem trabalhados. Escrevi combo porque a história é longa e quase sempre dividida em três livros de mil páginas cada, aproximadamente.

Eiji Yoshikawa é o maior best seller japonês de todos os tempos. Ultrapassou mais de cem milhões de exemplares vendidos com o romance de Musashi.

Lembrando que o livro traz uma mistura de romance, ficção e realidade.

Quem foi Miyamoto Musashi?

Considerado o maior samurai do Japão, viveu entre 1584 e 1645. Consta que teve mais de 60 lutas e não perdeu nenhuma. Nunca empunhou um espada de ferro ou aço, sempre de madeira. Desenvolveu a técnica Niten Ichi Ryu, onde são usadas duas espadas, uma maior e uma menor, na hora da luta. Escreveu o Livro dos Cinco Anéis, um tratado sobre artes marciais.

E o Matahachi?

É o melhor amigo de infância de Musashi (nessa parte ainda com o nome de Takezo), vão a batalha de Sekigahara juntos e amargam a derrota. Dai pra frente são incontáveis episódios relatando o crescimento da personalidade de cada um.

Hon’iden Matahachi se torna fraco, cada vez mais fraco. Chegou a assumir a identidade de Sasaki Kojiro, principal adversário de Musashi. Amarga o remorso de ver o amigo crescer cada vez mais como lutador e sente inveja. Se entrega às prostitutas, ao álcool e às brigas constantes.

Sem identidade própria, invejoso, sem trabalho e falido. Assim é Matahachi.

O poder da escolha consciente

Os dois personagens saem exatamente do mesmo lugar, passam pelas mesmas dificuldades, vão a mesma batalha e recomeçam a vida do mesmo ponto.

Um tem foco e determinação. Treina todos os dias. É disciplinado e tem rotina. Por fim, logra o êxito.

O outro é bon-vivant, gosta de viver às custas dos outros. Não planeja nada e vive sob as ordens do mundo. É reclamão, gosta de falar e viver a vida dos outros. Amargou o fracasso a vida inteira.

Musashi ou Matahachi, qual você escolhe?

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

2 respostas

  1. Que na vida temos que batalha com foco e determinação todos os dias. Trabalhando duro e ter uma visão positiva dos acontecimentos tira uma lição de vida olhando o lado bom da vida .Ser sempre como o lutador mesmo depois da derrota ser guerreiro e não desiste .Luta sempre ser sir mande brilhando na carreira profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *