Musashi ou Matahachi: O poder da escolha consciente

Eu sei que poucas pessoas, talvez 2%, que lerão este artigo, sabem de fato quem são esses dois personagens: Musashi e Matahachi.
Se você é uma delas vou te dar uma dica, leia MUSASHI o mais rápido que você puder.

Os homens devem moldar seu caminho. A partir do momento em que você vir o caminho em tudo o que fizer, você se tornará o caminho.

Miyamoto Musashi

Livro Musashi

Me encantei por esta obra muito antes de ter conhecimento da história. Todos os combos que vi até hoje são lindos e muito bem trabalhados. Escrevi combo porque a história é longa e quase sempre dividida em três livros de mil páginas cada, aproximadamente.
Eiji Yoshikawa é o maior best seller japonês de todos os tempos. Ultrapassou mais de cem milhões de exemplares vendidos com o romance de Musashi.
Lembrando que o livro traz uma mistura de romance, ficção e realidade.

Quem foi Miyamoto Musashi?

Considerado o maior samurai do Japão, viveu entre 1584 e 1645. Consta que teve mais de 60 lutas e não perdeu nenhuma. Nunca empunhou um espada de ferro ou aço, sempre de madeira. Desenvolveu a técnica Niten Ichi Ryu, onde são usadas duas espadas, uma maior e uma menor, na hora da luta. Escreveu o Livro dos Cinco Anéis, um tratado sobre artes marciais.
https://www.youtube.com/watch?v=7kcvER336PE

E o Matahachi?

É o melhor amigo de infância de Musashi (nessa parte ainda com o nome de Takezo), vão a batalha de Sekigahara juntos e amargam a derrota. Dai pra frente são incontáveis episódios relatando o crescimento da personalidade de cada um.
Hon’iden Matahachi se torna fraco, cada vez mais fraco. Chegou a assumir a identidade de Sasaki Kojiro, principal adversário de Musashi. Amarga o remorso de ver o amigo crescer cada vez mais como lutador e sente inveja. Se entrega às prostitutas, ao álcool e às brigas constantes.
Sem identidade própria, invejoso, sem trabalho e falido. Assim é Matahachi.

O poder da escolha consciente

Os dois personangens saem exatamente do mesmo lugar, passam pelas mesmas dificuldades, vão a mesma batalha e recomeçam a vida do mesmo ponto.
Um tem foco e determinação. Treina todos os dias. É disciplinado e tem rotina. Por fim, logra o êxito.
O outro é bon-vivant, gosta de viver às custas dos outros. Não planeja nada e vive sob as ordens do mundo. É reclamão, gosta de falar e viver a vida dos outros. Amargou o fracasso a vida inteira.
Musashi ou Matahachi, qual você escolhe?

Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça o Teste DISC Gratuito da Propósito MAIOR

Categorias