Não deixe a prioridade virar urgência

Não deixe a prioridade virar urgência - Propósito MAIOR

Quando a prioridade vira urgência, é sinal de que a vaca foi para o brejo…

Notei que a maioria dos meus coachees sempre reclama da falta de organização e da falta de tempo. As pessoas que vivem em cidades grandes, principalmente em São Paulo, estão sempre corridas e em cima da hora.


Afinal, o que ocasiona tudo isso?
A resposta está na primeira linha deste artigo: Falta de organização.
O que diferencia uma pessoa que cumpre todos os seus compromissos e objetivos de uma pessoa que não cumpre nada e vive se atrasando pra tudo? Disciplina.

Disciplina é liberdade

Disciplina é a melhor amiga da organização.
Primeiro, tenha disciplina para se organizar. Se organize com disciplina e cumpra seus compromissos e objetivos com respeito. Simples, né?


Reserve um tempo para escrever todas as suas tarefas semanais. Não é preciso ter nenhum aplicativo ou planilha, pode ser em um caderno mesmo.
Depois separe tudo o que foi escrito por níveis de prioridade.
Normalmente as que ficam no nível zero são executadas primeiro, mas nada impede você de mudar e criar a sua própria escala.


Agora é a hora de colocar suas atividades em uma agenda, planilha, app ou qualquer outro recurso que te auxilie verdadeiramente.


Seja franco nos horários de duração e distribuição das tarefas ao longo da semana, não queira resolver tudo em um ou dois dias. É importante que você tenha tempo para alguma demanda que apareça no meio do caminho.
Procure se antecipar ao que pode acontecer durante a realização dos deveres.


Liste quem são os envolvidos e procure saber deles se é possível que aconteça o que você planejou ou se certifique da situação do trânsito antes de sair de casa, por exemplo. Além do tempo para demanda é considerável que você não atribua muitas atividades durante o dia e que faça algo para si próprio.


Não importa o que te faça bem, mas faça. Vá jogar bola, ler, ouvir música, conversar com um amigo, reunir-se com a família, enfim, permita-se um tempo de lazer.
Se possível compartilhe com as pessoas mais próximas como foi o seu dia e divida a sensação que te toma em cumprir aquilo que foi programado.

E se eu não cumprir o que prometi?

Calma, não é o fim do mundo!


Primeiramente analise o porquê do não acontecimento. Foi alguma demanda não planejada? Foi uma demanda planejada, mas mesmo assim você não soube lidar com ela? Falta de foco? Falta de motivação? Anote o que ocorreu e deixe de lição para as próximas vezes.

Não deixe a prioridade virar urgência - Propósito MAIOR


Mas infelizmente isso não vai tirar o sabor ruim de não ter cumprido algo que você planejou. E essa sensação vai te acompanhar por um tempo. Essa sensação, inclusive, é porta-voz de que a sua prioridade vai se tornar urgência, se é que não virou.


É este ponto que batalhamos para não acontecer.

Coaching e organização (foco nas prioridades)

Em todas as sessões eu estudo com o coachee quais possíveis e impossíveis demandas podem aparecer no plano de ação daquela semana.


Este exercício traz à realidade, tanto os empecilhos que estão na ponta do nariz e muitas vezes são ignorados, quanto os que parecem malucos, mas têm chances reais de ocorrer. E é nessa hora que o coachee diz “eu não tinha pensando nisso e isso pode me atrapalhar muito”, logo ele verbaliza todas as formas que existem de se prevenir.


Peço que todas as ações sejam datadas com o horário da aplicação. Pode parecer maluco ou metódico demais. Não é.
Essa é uma maneira simples de programar o seu cérebro para níveis de prioridade e te alertar de alguma forma que você tem algo importante a fazer.


São medidas simples que simplificam a vida. Basta aplicar!

Entre em contato com a gente e elabore seu plano de ação =)

Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça o Teste DISC Gratuito da Propósito MAIOR

Categorias