Não foi só o DISC, Marston também criou o detector de mentiras, a Mulher-Maravilha e era poligâmico.
William Moulton Marston é precursor e criador da Teoria DISC. Nasceu no dia 9 de maio de 1893 em Cliftondale, Massachusetts.
Estudo psicologia em Harvard, granduando-se em 1915 e, seis anos depois, tornou-se Ph. D., também em psicologia. Foi professor em universidades como Columbia e Southern Califórnia. Um fato importante de ser lembrado é que Marston também foi psicólogo no exército americano durante a I guerra mundial.
Durante sua vida escreveu diversos artigos nas mais respeitadas revistas e publicações relacionadas à psicologia. Talvez você não conheça muito sobre a vida de William e nem tenha ouvido falar sobre seu nome, porém, as invenções dele são mundialmente conhecidas, respeitadas e utilizadas. Isso mesmo, as criações dele não se restrigem somente ao DISC.
Inventor do detector de mentiras
Ávido por estudo empírico, pessoas e comportamentos. Seu interesse voltou-se à medição de estados mentais e emocionais, além de comportamentais que, mais tarde, resultaram na invenção do polígrafo (também conhecido como detector de mentiras), que foi criado com apoio da esposa Elizabeth Marston.
Pai da Mulher-Maravilha
Marston buscou criar uma personalidade delicada, dócil e ao mesmo tempo forte, combinando todas as forças do Super-Homem com o encanto de um mulher. Nasce a Suprema, Mulher-Maravilha, que depois ficou somente como Mulher-Maravilha.
Não faço ideia de onde estarei amanhã, mas aceito o fato de que o amanhã vai chegar. E quando ele chegar eu vou me erguer para o enfrentar!
Mulher-Maravilha
Elizabeth e Olive, uma vida a três
William foi casado com Elizabeth e Olive Byrne, uma aluna de faculdade. As duas são fundamentais na vida do psicólogo, ajudando-o com sugestões brilhantes, apoio e colaboração nas pesquisas.
Fim da vida e um legado
Após anos de pesquisa, estudos e contribuição para o avanço do entendimento comportamental, William Marston vem a falecer em 2 de maio de 1947, aos 53 anos de idade, em função de um câncer de pele.
Bônus especial!
Veja essa entrevista fantástica com Peter Marston, filho de William. Aproveite!