Quem foi William Marston?

Quem foi William Marston - Propósito MAIOR

Não foi só o DISC, Marston também criou o detector de mentiras, a Mulher-Maravilha e era poligâmico.

William Moulton Marston é precursor e criador da Teoria DISC. Nasceu no dia 9 de maio de 1893 em Cliftondale, Massachusetts.

Estudo psicologia em Harvard, granduando-se em 1915 e, seis anos depois, tornou-se Ph. D., também em psicologia. Foi professor em universidades como Columbia e Southern Califórnia. Um fato importante de ser lembrado é que Marston também foi psicólogo no exército americano durante a I guerra mundial.

Durante sua vida escreveu diversos artigos nas mais respeitadas revistas e publicações relacionadas à psicologia. Talvez você não conheça muito sobre a vida de William e nem tenha ouvido falar sobre seu nome, porém, as invenções dele são mundialmente conhecidas, respeitadas e utilizadas. Isso mesmo, as criações dele não se restrigem somente ao DISC.

Inventor do detector de mentiras

Ávido por estudo empírico, pessoas e comportamentos. Seu interesse voltou-se à medição de estados mentais e emocionais, além de comportamentais que, mais tarde, resultaram na invenção do polígrafo (também conhecido como detector de mentiras), que foi criado com apoio da esposa Elizabeth Marston.

Marston (extrema direita) aplicando teste do polígrafo enquanto Olive Byrne (extrema esquerda) anota as respostas.
Marston (extrema direita) aplicando teste do polígrafo enquanto Olive Byrne (extrema esquerda) anota as respostas.

Pai da Mulher-Maravilha

Marston buscou criar uma personalidade delicada, dócil e ao mesmo tempo forte, combinando todas as forças do Super-Homem com o encanto de um mulher. Nasce a Suprema, Mulher-Maravilha, que depois ficou somente como Mulher-Maravilha.

Não faço ideia de onde estarei amanhã, mas aceito o fato de que o amanhã vai chegar. E quando ele chegar eu vou me erguer para o enfrentar!

Mulher-Maravilha

Primeiros esboços da Mulher-Maravilha
Primeiros esboços da Mulher-Maravilha

Elizabeth e Olive, uma vida a três

William foi casado com Elizabeth e Olive Byrne, uma aluna de faculdade. As duas são fundamentais na vida do psicólogo, ajudando-o com sugestões brilhantes, apoio e colaboração nas pesquisas.

Fim da vida e um legado

Após anos de pesquisa, estudos e contribuição para o avanço do entendimento comportamental, William Marston vem a falecer em 2 de maio de 1947, aos 53 anos de idade, em função de um câncer de pele.

Bônus especial!

Veja essa entrevista fantástica com Peter Marston, filho de William. Aproveite!

Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça o Teste DISC Gratuito da Propósito MAIOR

Categorias