Delegar com consciência é sinal de inteligência e uma vida mais feliz.
Há tempos venho pensando em escrever este artigo. 100% dos meus clientes de coaching executivo ou coaching de carreira esbarram neste assunto – não saber delegar. “Eu sei que preciso delegar, mas não consigo”.
As justificativas são sempre as mesmas: não tenho tempo, não tenho dinheiro, falta recurso etc.
A minha provocação segue com “como seria a sua vida e a rotina da empresa se você delegasse essa tarefa?”, “quais ganhos você teria hoje se essa tarefa estivesse na agenda de outra pessoa?”, termino perguntando algo do tipo “ok, o que vale mais? Todos esses ganhos ou o dinheiro, tempo e recursos que hoje faltam para você?”.
As respostas são as mais variadas possíveis, quase sempre mascarada por uma justificativa, porém, a expressão corporal é sempre a mesma, daquelas que afirmam que o pretexto caiu por terra.
A minha pergunta para você que está lendo o artigo é: como seria a sua vida se você delegasse mais?
Fique atento as resposta e preste atenção nas dezenas de objeções que virão.
Siga 8 passos para delegar eficazmente
Quem consegue abraçar o mundo sozinho?
Essa expressão está cada vez mais atual! O número de empreendedores e intraempreendedores aumenta consideravelmente a cada dia. As pessoas criam ou são submetidas a rotinas cada vez mais longas e querem fazer tudo ao mesmo tempo.
Não é atoa que a depressão já é considerada a principal doença do mundo nos próximos anos – falta tempo para olhar para si mesmo, para ter autoacolhimento e trabalhar o autoconhecimento.
Abraçar uma árvore sozinho parece ser mais fácil que abraçar o mundo, mas é difícil também, ainda mais se for uma daquelas árvores centenárias. Fica mais fácil, além de ser mais inteligente, chamar outras pessoas e criar uma espécie de cordão humano, se aproximar da árvore e fazer o envolvimento.
Perceba que neste momento foram trabalhadas algumas coisas, tais como união, confiança e trabalho em equipe. Delegar é um pouco de cada um desse itens ou a junção de todos e mais alguns.
Se você realmente quer crescer como um empresário, você tem que apredener a delegar
Richard Branson
A vida mais pesada (delega!)
A conta é simples e não precisa de um gênio para resolver, quanto mais tarefa você acumula menos tempo você terá para outras coisas – que podem ser mais importantes que as atuais.
A cada dia que passa e essas tarefas não são resolvidas mais problemas são acumulados. O resultado dessa equação é sentindo no seu físico, no seu bolso e nos seus negócios.
Essa consequência vira a sua melhor amiga, você a leva para casa e ela participa de todas as atividades com você: café da manhã, almoço, jantar, fica colada no seu pensamento na hora de brincar com os filhos e até mesmo na hora de ter um momento mais reservado com a pessoa amada. Resumindo, sua vida se torna um caos.
O quão melhor seria a sua vida se você delegasse mais?