Desenho de Programa
O desenho é um processo de planejamento estratégico utilizando técnicas de Design Thinking combinadas com metodologias de desenvolvimento comportamental e organizacional a fim de elaborar um roadmap coerente com o diagnóstico e com os resultados almejados de maneira sistêmica, considerando diversas opções para adequações ao longo das jornadas aplicadas.
Neste processo são considerados fatores relevantes fundamentais para as pessoas envolvidas nas jornadas, as necessidades de energia, tempo, oportunidades e recursos. O processo de transição comportamental inerentemente promove ações e, naturalmente como esperado, também as consequências nos relacionamentos e comunicação interpessoal, dos quais também são considerados nas jornadas de trabalho.
O diagnóstico faz um levantamento de informações de forma leve e lúdica os desafios atuais dos envolvidos no processo. Estes desafios podem ser:
- Falta de transparência
- Comunicação falha
- Liderança ausente
- Falta de gestão para conflitos e mudanças
- Baixo empenho e produtividade
Com base nas investigações e análises do diagnóstico desenhamos o passo a passo da primeira jornada, que pode conter cursos, treinamentos, palestras e dinâmicas, e preliminarmente desenhamos a segunda jornada, que consiste em trabalhos comportamentais com mais proximidade e assertividade para acompanhamento do desenvolvimento das pessoas. Utilizamos frequentemente a adequabilidade flexível, portanto, entre a primeira e a segunda jornada, novamente rodamos a metodologia de desenho de programa.